Política de Cookies

Ao aceitar a política de cookies da Cognos, deverá ter em consideração que a utilização de cookies possibilita a personalização da utilização e apresentação de serviços e ofertas adaptadas ao seu interesse. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.

Procuro o curso de…
Especialização em Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes

Especialização em Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes


Preço: 610,00 €
Possibilidade de pagamento faseado.
Duração:
  • 4 meses (200h)
Email:

Formato / Calendarização:
  • E-learning: início imediato
    ou
    Presencial: 03 de abril de 2024

Informações Adicionais

Destinatários


Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado), Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros.

Ver Detalhes

Objetivo Geral


No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Avaliação e Intervenção Psicológica no âmbito das Crianças e Adolescentes, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia) e, complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm com crianças e adolescentes.

Ver Detalhes

Objetivos Específicos


    - Realizar a avaliação e acompanhamento do desenvolvimento psicomotor, das capacidades cognitivas, da maturidade afetiva/emocional e da autonomia da criança;

    - Utilizar técnicas específicas para as faixas etárias da adolescência, com o objetivo de um maior conhecimento pessoal e melhor adaptação às situações quotidianas;

    - Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5;

    - Reconhecer a especificidade de algumas populações especiais de crianças ou jovens;

    - Planear uma avaliação de funcionalidade, de diagnóstico e de preparação para a intervenção;

    - Selecionar instrumentos de avaliação adequados aos objetivos definidos no plano de avaliação e à especificidade da população/criança/jovem.


Certificado


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

Ver Detalhes

Equipa Formativa


Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.

Ver Detalhes

Plano Curricular


  • O que é a avaliação psicológica
  • Dificuldades da avaliação psicológica na adolescência
  • Críticas ao método dos testes
  • Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica
  • Antecedentes históricos
  • Os testes como método de avaliação psicológica
  • Instrumentos na avaliação psicológica
  • A entrevista
  • Observação
  • Testes psicológicos
  • Avaliação Psicológica e Relatórios de Avaliação Psicológica
  • Elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica
  • Relatórios de Avaliação Psicológica na Prática
  • Modelos de Incapacidade
    • Modelo Médico
    • Modelo Sociomédico
    • Modelo Biopsicossocial
    • Abordagens de Classificação
  • Classificação da Funcionalidade
    • CIF - Características globais
    • CIF – Rede concetual
    • CIF - Fundamentação
    • CIF – Estrutura e componentes
    • CIF – Codificação
    • CIF – Contextos de aplicação
    • CIF - Análise Crítica
  • Classificação e etiologia das psicopatologias
  • Avaliação e Diagnóstico
    • O consentimento e a confidencialidade na intervenção com crianças e adolescentes
    • Métodos e instrumentos de avaliação da psicopatologia de crianças e adolescentes
    • Integração da informação e formulação do diagnóstico
  • Perturbações Psicológicas mais significativas das crianças e dos adolescentes
    • Perturbações da primeira infância
    • Perturbações de Eliminação
    • Perturbações de Alimentação
  • Perturbações da ansiedade e do humor nas crianças e nos adolescentes
    • Transtorno da Ansiedade de Separação
    • Transtorno de Ansiedade Generalizada
    • Transtorno de Ansiedade Social /Fobia Social
    • Depressão Infantil
    • Transtorno distímico
  • Perturbações disruptivas do comportamento e de défice da atenção nas crianças e nos adolescentes
    • Perturbação Oposicional Desafiante (ODD)
    • Perturbação de Conduta (CD)
    • Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) 
  • Perturbações específicas da alimentação nas crianças e nos adolescentes
    • Anorexia
    • Bulimia
    • Transtorno de compulsão alimentar periódico (TCAP) 
  • Perturbações globais do desenvolvimento
    • Síndrome de Rett 
    • Perturbação Desintegrativa da 2ª Infância
    • Perturbação de Asperger
  • Objetivos da psicoterapia infantil 
  • O psicoterapeuta infantil – perfil
  • Obstáculos e dificuldades no exercício profissional
  • A relação da psicoterapia infantil com os pais da criança
  • A ludoterapia
    • A ludoterapia aplicada a diversos contextos
    • Sala de ludoterapia
    • Técnicas de ludoterapia
  • Adolescência e desenvolvimento
  • Desenvolvimento biológico e físico na adolescência
  • Desenvolvimento cognitivo na adolescência
  • Desenvolvimento da personalidade na adolescência 
    • Auto-conceito e auto-estima
    • Identidade e desenvolvimento
    • Contributos de Erikson e Marcia
  • Desenvolvimento social na adolescência
    • Contextos de socialização
    • Família e estilos parentais
    • Papel do grupo de pares
    • Influência da cultura
  • Desenvolvimento psicossexual na adolescência
  • Alguns problemas no desenvolvimento psicossexual
  • Elaboração de um projeto no âmbito da Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.

Outros cursos na área de PSICOLOGIA

anterior
próximo