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MBA em  Gestão de Centros e Serviços Sociais

MBA em Gestão de Centros e Serviços Sociais


Preço: 890,00 €
Possibilidade de pagamento faseado.
Duração:
  • 5 meses (260h)
Email:

Formato / Calendarização:
  • E-learning: início imediato
    ou
    Presencial: 01 de maio de 2024

Pessoas a ajudarem pessoas: a Gestão de IPSS, Lar, Centro de dia, Centro de apoio a crianças e jovens e outras Instituições de Serviços Sociais

O MBA em Gestão de Centros e Serviços Sociais da Cognos é uma oportunidade ímpar para profissionais que desejam destacar-se na área da gestão social. Este curso destina-se a indivíduos comprometidos com a melhoria da qualidade de vida das comunidades e que pretendem melhorar as suas competências de liderança e gestão em organizações do setor social

Informações Adicionais

Destinatários


Habilitações mínimas: Licenciatura. Licenciados da área das Ciências Sociais e Humanas e da área da Gestão. Outros Licenciados interessados que pretendam investir profissionalmente no sector das instituições sociais.

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Objetivo Geral


No final deste curso, os formandos deverão abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à gestão de centros e serviços sociais. Proporcionar aos participantes condições de atualização, enriquecimento e aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção ao nível da gestão estratégica e planeamento das instituições de âmbito social e solidariedade social.

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Objetivos Específicos


    - Demonstrar competências pessoais e conhecimentos técnicos que servirão para a atuação junto de instituições sociais;

    - Conhecer os principais programas de apoio nacionais e comunitários no âmbito social;

    - Compreender os princípios de gestão e direção de instituições sociais;

    - Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços sociais;

    - Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos;

    - Conhecer o processo de implementação de um sistema de higiene, saúde e segurança;

    - Conhecer o processo de implementação de um sistema de qualidade;

    - Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas pelas instituições sociais;

    - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do MBA.


Certificado


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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Equipa Formativa


Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.

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Desenvolva competências profissionais numa área em rápida expansão

As ofertas de emprego nesta área são vastas, assim como as funções relacionadas: Consultoria, Gestão de IPSS, Direção Técnica de Lar, Especialista em apoio social, e outras atividades de âmbito social que, em conjunto com a sua formação académica de base irá poder desempenhar

Plano Curricular


  • Terceiro Setor – um conceito e uma problemática
  • A Emergência das iniciativas e experiências revolucionárias no século XIX
  • A Institucionalização das organizações em ramos jurídicos distintos, na viragem para o século XX
  • O período de sinergia entre Estado e Mercado e a instrumentalização das organizações
  • A renovação das organizações do Terceiro Setor nos últimos 30 anos e a configuração heterogénea e difusa na viragem para o século XXI
  • Características e Desafios do Terceiro Setor
  • A Economia social e solidária
  • O setor das organizações não lucrativas ou voluntárias
  • Considerações sobre a Inclusão Social
  • O Desenvolvimento Local como nova abordagem estratégica para o Crescimento, Competitividade e Emprego
  • A Evolução do debate nacional nas suas componentes política, económica e social
  • Competências institucionais de intervenção: União Europeia, Estados Membros, Regiões e Autarquias, Empresas e Associações
  • Características dominantes das iniciativas/programas
  • O papel do CES
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Passado e presente da Gestão de Recursos Humanos
  • Caracterização dos Recursos Humanos 
  • Os riscos que rodeiam o posto de trabalho
    • Riscos físicos
    • Riscos químicos
    • Riscos biológicos
    • Os riscos ergonómicos
  • Avaliação de riscos
    • Elementos chave de uma avaliação de riscos
    • Registar a Avaliação
    • Métodos de Avaliações de Risco
  • Acidente de Trabalho
  • Doença profissional
    • Prevenção das doenças profissionais
  • Introdução à qualidade
  • Objetivos e princípios básicos da qualidade
  • Eficiência/ Eficácia na resposta às necessidades do cliente. Satisfação das pessoas na organização
  • Os custos da não qualidade
  • A implementação da Qualidade - Sistemas de Qualidade. Manual da Qualidade e documentação de apoio
  • Motivação para a qualidade
  • A melhoria contínua
  • Formação e informação
  • Educação contínua e desenvolvimento da qualidade
  • Clarificar o papel dos colaboradores sobre:
    • Procedimentos
    • Reclamações/sugestões
    • Impressos
    • Satisfação do cliente
  • O papel do profissional na avaliação da qualidade e melhoria contínua
    • Monitorização/ medição dos processos
    • Monitorização/ medição da qualidade do produto/ serviço
  • Melhoria contínua: Ações corretivas e preventivas, controlo/ auditoria interna
  • Características do Grupo Humano "Organização" 
  • Algumas abordagens sociológicas das Organizações 
  • Modelos tradicionais de Gestão 
  • A Administração Científica 
  • Novos Modelos de Gestão 
  • Modelo Japonês 
  • Modelo Just-in-Time / Toyota 
  • Modelo de Administração Participativa 
  • Modelo de Administração Empreendedora 
  • Modelo de Administração Holística 
  • Modelos Emergentes 
  • Empresa virtual 
  • Modelo Quântico
  • Marketing vs Publicidade: Qual é a diferença 
  • Definição de Publicidade 
  • Definição de Marketing 
  • Criar uma imagem corporativa 
  • Equidade da marca 
  • Os benefícios de uma marca 
  • Criação de uma campanha de Publicidade 
  • Retargeting 
  • O que é o Retargeting
  • Potencial no Retargeting 
  • Criação de um Logo 
  • O que atrai os clientes 
  • O poder do logo marca 
  • Características de uma estratégia de Branding sólida 
  • Responsabilidade 
  • Coerência 
  • Personalidade da logo marca 
  • Marketing: A diferença entre comprar e vender 
  • Marketing estratégico 
  • O marketing de produtos vs a gestão de produtos 
  • Gestão do Produto 
  • Marketing do Produto 
  • Porque é o planeamento de marketing essencial
  • Dicas para traçar um plano de marketing 
  • Implementar o plano de marketing 
  • Marketing Mix 
  • O que é marketing mix
  • Os quatro principais domínios do marketing mix 
  • Os quatro C’s no marketing mix 
  • Benefício da otimização do marketing mix para um melhor retorno financeiro 
  • Como selecionar o melhor marketing mix, os prós, os contras, e dicas para divulgar uma empresa 
  • Marketing Social 
  • Os 8 Componentes essenciais do social marketing 
  • Web Marketing 
  • Estratégias de Marketing Online para uma empresa ser bem sucedida 
  • Tendências do Marketing na Internet 
  • Marketing Político 
  • Vantagens e desvantagens do Marketing na Internet 
  • Digital Marketing 
  • Existem duas formas de digital marketing, com as respetivas vantagens e desvantagens 
  • Digital Marketing e Multi-Channel Communications (vários canais de comunicação) 
  • Lista dos 30 termos mais usados no marketing digital 
  • O que fazer se a sua campanha de marketing falhar 
  • Ferramentas de Marketing para negócios baseados em Casa 
  • Seguidamente, abordaremos dez maneiras possíveis de ‘publicitar’ o seu negócio, sem despender de muito dinheiro 
  • Software de email marketing para envio das campanhas de email 
  • Como enviar o email marketing 
  • Como definir o orçamento de Publicidade 
  • Importância da Comunicação nos Negócios 
  • Comunicação em Marketing 
  • Trade Marketing 
  • Métodos de Trade Marketing 
  • O Trade Marketing permite realizar as seguintes tarefas
  • Direitos Humanos, Igualdade e Cidadania
  • Importância e dimensões da cidadania
  • Políticas Sociais
  • Respostas sociais, Apoios sociais e Programas
  • Legislação Social
  • Evolução do sistema de Segurança Social
  • Lei de Bases da Segurança Social
  • Legislação social (relevante) recente
  • Introdução
    • O Direito e a atividade empresarial
    • Os diversos ramos do Direito com implicações nas empresas
    • O Direito do Trabalho para Empresas
  • Direito do trabalho
    • Conceito e fontes
  • O Contrato de Trabalho
    • Noção e elementos essenciais
    • A retribuição
    • Os sujeitos
    • Forma
    • Período experimental
    • Contrato de trabalho a termo
  • O Tempo de Trabalho
    • Tempo de trabalho e período normal de trabalho
    • Períodos de descanso
  • Os Feriados, as Férias e as Faltas
    • Regime dos feriados
    • Regime das férias
    • Noção, tipos e efeitos das faltas
  • Cessação do Contrato de Trabalho
    • Caducidade
    • Revogação
    • Denúncia durante o período experimental
    • Despedimento com justa causa “subjetiva”
    • Despedimento coletivo
    • Despedimento por extinção do posto de trabalho
    • Despedimento por inadaptação do trabalhador
    • Denúncia unilateral, resolução e abandono do trabalho

• Elaboração de um projeto no âmbito da Gestão de Centros e Serviços Sociais, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do MBA.

Porquê realizar o MBA em Gestão de Centros e Serviços Sociais?

A realização do MBA em Gestão de Centros e Serviços Sociais é altamente valorizada pelos empregadores do setor. A formação especializada e a expertise adquirida diferenciam os profissionais como líderes qualificados e preparados, abrindo portas para novas oportunidades de emprego, promoções e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do bem social.

Porquê realizar o MBA em Gestão de Centros e Serviços Sociais?

O que dizem os nossos Formandos

Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente na aprendizagem e
na valorização pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir esse objetivo.



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