Política de Cookies

Ao aceitar a política de cookies da Cognos, deverá ter em consideração que a utilização de cookies possibilita a personalização da utilização e apresentação de serviços e ofertas adaptadas ao seu interesse. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.

Procuro o curso de…
Especialização em Psicomotricidade - Vertente Educacional

Especialização em Psicomotricidade - Vertente Educacional


Preço: 890,00 €
Possibilidade de pagamento faseado.
Duração:
  • 6 meses (360h)
Email:

Formato / Calendarização:
  • E-learning: início imediato
    ou
    Presencial: 24 de abril de 2024

Informações Adicionais

Destinatários


Habilitações mínimas: Licenciatura. Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Psicologia Clínica, Fisioterapia, Reabilitação Psicomotora, Motricidade Humana, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicopedagogia Curativa e Gerontologia que pretendam exercer atividades no âmbito da prevenção, avaliação, intervenção e reabilitação psicomotora. Outros profissionais das áreas da saúde que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade.

Ver Detalhes

Objetivo Geral


No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos no âmbito da psicomotricidade de forma a serem capazes de atuar em projetos educacionais, reeducativos, terapêuticos e profiláticos. Abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à prática da psicomotricidade educacional, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho.

Ver Detalhes

Objetivos Específicos


    - Compreender, no geral, a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento integral da pessoa humana e, especificamente, na sua aprendizagem escolar e ao longo da vida;

    - Identificar as desordens e distúrbios psicomotores com o propósito de estabelecer uma intervenção adequada e qualificada;

    - Definir estratégias de intervenção para os défices de leitura, escrita e matemática;

    - Elaborar e aplicar um programa de psicomotricidade para pessoas com perturbações globais do desenvolvimento e perturbações de aprendizagem;

    - Atuar no âmbito preventivo, reeducativo, terapêutico e reabilitivo, em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de âmbito psico-afetivo, nas diferentes fases do ciclo do ciclo de vida do individuo;

    - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação.


Saídas Profissionais


Centros de Dia, Instituições especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Hospitais Gerais e Psiquiátricos, Instituições de Reinserção Social, Clínicas Multidisciplinares, Residências Geriátricas, Centros de Reabilitação.

Ver Detalhes

Certificado


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

Ver Detalhes

Equipa Formativa


Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.

Ver Detalhes

Plano Curricular


  • A Psicomotricidade
  • Conceções de Motricidade e Reeducação Psicomotora
  • Wallon
  • Piaget
  • Freud e Psicanálise
  • Ajuriaguerra
  • Damásio
  • Fonseca
  • Teorias do desenvolvimento
  • Desenvolvimento e sinais de alerta no desenvolvimento
  • Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Psicomotor
  • Perturbações do Desenvolvimento e Perturbações Psicomotoras
  • Desenvolvimento Humano
    • Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano
  • Princípios da Aprendizagem
    • Teoria Psicanalítica
    • Teoria Maturacionista
    • Teoria do Desenvolvimento Psicossocial
    • Behaviorismo ou Teoria Comportamental
    • Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
    • Teoria Sociocultural
    • Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
    • A contribuição de Wallon
  • Aspetos do Desenvolvimento
    • O período pré-natal
    • O período pós-natal
    • Fatores de risco e de oportunidade
  • A Intervenção Psicomotora
    • A importância do jogo
    • Conceito de período sensível
    • O papel do Psicomotricista
  • Deficiência e tipos de deficiência
    • Deficiência Intelectual
    • Deficiência Motora
    • Deficiência Visual
    • Deficiência Auditiva
  • Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
  • Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora
  • Dificuldades de Aprendizagem
    • Dislexia
    • Disortografia
    • Disgrafia
    • Discalculia
  • Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
  • Benefícios da Intervenção Psicomotora para as Dificuldades de Aprendizagem
  • Perturbações de Desenvolvimento
    • Perturbações do Espectro do Autismo
    • Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção
    • Tiques
  • Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
  • Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA
  • Enquadramento da avaliação psicomotora
  • Entrevista e observação psicomotora
  • Avaliação psicomotora
  • Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras
  • Avaliações complementares à avaliação psicomotora
  • Conceito de estimulação precoce
  • Áreas de desenvolvimento
    • Desenvolvimento psicomotor
    • Desenvolvimento cognitivo
    • Desenvolvimento da linguagem
    • Desenvolvimento pessoal e social
  • Promoção do desenvolvimento da criança
    • Como estimular a criança no primeiro ano de vida
    • Como estimular a criança a partir do 2º ano de vida
  • Educação Psicomotora
  • Reeducação Psicomotora
  • Enquadramento da terapia psicomotora
  • Técnicas de terapia e reabilitação psicomotora
  • Terapia psicomotora na infância
  • Terapia psicomotora na idade adulta
  • Gerontopsicomotricidade
  • A Família
    • As práticas centradas na Família
    • A Intervenção Precoce em Portugal
    • A importância dos contextos naturais
    • A família como mediadora da aprendizagem
  • Fatores de risco e de proteção
    • Fatores de risco
    • Fatores de proteção
  • A avaliação
    • Etapas do processo de avaliação
    • Instrumentos a utilizar
  • O contacto com a família na intervenção psicomotora
  • Impacto da notícia de um diagnóstico
    • O processo de luto
    • Fontes de stress para as famílias
  • Quando o doente já é adulto
  • Elaboração de um projeto no âmbito da Psicomotricidade, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação

O que dizem os nossos Formandos

Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente na aprendizagem e
na valorização pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir esse objetivo.



Especialização em Psicomotricidade - Vertente Educacional

Outros cursos na área de SAÚDE

anterior
próximo